Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

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Glaciação antiga no Brasil: parques geológicos do Varvito
e da Rocha Moutonnée nos municípios de Itu e Salto, SP

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Celso Dal Ré Carneiro
Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, Bolsista do CNPq, Brasil. Campinas, SP.

Abstract: The Geologic Varvite Park at Itu, and the adjoining one, which belongs to Salto, the Moutonnée Rock Park, São Paulo State, are examples of public investments that contributed to spread knowledge about the geological history of Brazil. Every year, more than 60,000 people visit the Varvite Park. Visitors can learn about the great ice age that affected Gondwana supercontinent about 300 million years ago, the Late Paleozoic Ice Age, LPIA. Both parks protect singular vestiges of glacial features. The Moutonnée Rock exhibits glacial striae in a great granitic ledge, a feature discovered by 1946, when scientists have concluded that it is an evidence of the glacial origin of the Itararé Group rocks. At that time, insensitive to the appeals of the scientific community, the authorities did not halt mining. Much of the record was destroyed forever. Nowadays, a similar history is repeated: another natural monument, the Guaraú Striated Pavement, in Salto, is seriously endangered and may disappear forever. The educational use of the geological heritage within such natural parks can have a multiplying effect throughout education; these geological sites are excellent settings to help building a more accurate view of the contemporary world: the limits and the environmental consequences of human actions.

Keywords: Education, Earth Sciences, Geology, Geography, ice ages, transdisciplinary studies, environment.

Resumo: O Parque Geológico do Varvito, em Itu, e seu equivalente em Salto, o Parque da Rocha Moutonnée, são exemplos de investimento público decisivos para difundir conhecimentos sobre a história geológica regional. O Parque do Varvito atende a mais de 60.000 visitantes por ano. Os geossítios contribuem para se construa visão mais consistente da glaciação que afetou Gondwana, há cerca de 300 milhões de anos, denominada Era Glacial do Paleozoico Superior, EGPS. Ambos recuperam muito do que se perdeu do registro original, desde que os primeiros cientistas estiveram em Salto, em 1946, e identificaram estrias de origem glacial em grande saliência do corpo de granito. Insensíveis aos apelos da comunidade científica, em Salto as autoridades não interromperam a lavra de granito: grande parte do registro foi destruído para sempre. Hoje, a história se repete: outro monumento natural, o Pavimento Estriado Guaraú, em Salto, está seriamente ameaçado e pode desaparecer. Parques naturais podem ter efeito multiplicativo na educação básica, porque ajudam a compreender as raízes que construíram nossa paisagem e podem trazer conhecimentos que ajudam a entender o clima atual, desdobramentos, consequências ambientais e efeitos das ações antrópicas na mudança climática.

Palavras-chave: Educação, Geociências, Geologia, Geografia, eras glaciais, estudos transdisciplinares, ambiente.

DOI: http://dx.doi.org/10.20396/td.v12i3.8647898

 

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